Você come as suas emoções?

Quando a comida se torna a única fonte de prazer, ligue o alerta!

REGULAÇÃO EMOCIONAL

Psicóloga Gabriela Nunes Barreto - CRP 06/160116

3/26/20241 min read

person holding burger with patty and cheese
person holding burger with patty and cheese

“Estou ansiosa, eu como”

“Estou triste, eu como”

“Estou feliz, eu como”

Você tem o costume de comer as suas emoções?

É muito comum ouvir de pacientes a queixa de que tem dificuldade em manter uma alimentação equilibrada. As justificativas geralmente tem a ver com a correria do dia a dia, com falta de tempo e dificuldade com planejamento. Porém, algo que sempre investigo é a sua relação com as EMOÇÕES.

A falta de regulação emocional faz com que a fuga para não lidar com emoções difíceis seja a comida. Mas sempre digo que a comida não é um problema, tampouco uma solução. Na maioria das vezes esse comer emocional gera um prazer imediato e logo em seguida se torna culpa, frustração, tristeza e arrependimento. Vira um ciclo vicioso, uma bola de neve em que a pessoa fica e não consegue sair.

É nesse momento que a psicoterapia deve ser uma opção, afinal, de que adianta o melhor plano alimentar, a melhor prescrição de treino da academia, se a mente não anda bem? Se os comportamentos continuam disfuncionais e estão prejudicando seus resultados?

Nós devemos aprender a lidar com as emoções para que elas não assumam o controle de todas as situações. Que tal retomar as rédeas da sua vida?